CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

janeiro 24, 2006

feminilidade, onde reside?



Onde é que reside a feminilidade de uma mulher?
Nas saias que veste, na forma como segura o copo, o cigarro?
Na maquilhagem que usa, na joalharia, no cabelo comprido?
Na lingerie sedosa e rendada?
Onde reside a feminilidade?

Nesta questão lésbica são muitas as opiniões, porem existe a unanimidade de opiniões de que uma mulher feminina é aquela que se veste de forma tipicamente feminina – A que gosta de se arranjar, de se embelezar. Para mim, este é um erro. Consequência de uma preguiça mental.

A feminilidade de uma mulher está no seu interior, não no seu exterior. A imagem que se vê é em muitos dos casos a imagem que se quer dar. Por motivos vários.
A razão porque puxo este assunto é porque muitas pessoas enganam-se desastrosamente sobre mim. Digamos que eu também não ajudo a desmistificar a situação.
Quem olha para mim não dirá concerteza que sou feminina, porem – julgo – que também não dirão que sou masculina. Eu estou no meio, com a virtude ou não!

Há pouco tempo alguém me perguntou se eu gostava de ser um homem.
- Não, não gostaria de ser um homem. Gosto muito de ser mulher e é como mulher que amo mulheres. Não como um homem.
- Mas, tu vestes boxers e só te vejo de calças. Vestir boxers não é feminino, isso é o que os homens vestem.

A sério, gostaria que me dissessem a vossa opinião.
Onde reside a feminilidade de uma mulher?
A feminilidade é o carácter próprio da mulher, será que se vê isso pelo facto de uma mulher vestir ou não boxers?

11 comentários:

Anónimo disse...

Femilidade é um conceito, conceito este a que foi atribuido o valor de 'essencia feminina', e que foi tecido como retrato da mulher que guarda essa essência, e não apenas da que é biologicamente mulher. Tal conceito exprime-se pelo termo 'fêmea' que, como se vê, é quase um insulto à 'feminilidade', de tão distante que está desta imagem.
'Fêmea' - catalogação; biologia;
'Feminilidade' - conceito; filosofia

Observei que acabaste por não te posicionares no espectro feminilidade/não-feminilidade (masculinidade, então, nem entra neste assunto!) Referiste que outras pessoas não dizem que és feminina NEM masculina, e a seguir és tu que dizes que estás no meio. Acabas por invalidar a ideia de que a feminilidade não reside exclusivamente na "uma mulher feminina é aquela que se veste de forma tipicamente feminina – A que gosta de se arranjar, de se embelezar." porque "eu também não ajudo a desmistificar a situação."
E as que gostam de se cuidar sem olhar a despezas e não usam tanga? Não creio que percam a femilidade!

Helena disse...

WoW, Isto promete!

Não me posicionei, porque não é relevante neste caso, ou para já.
Seja como for, considero ter uma essência e um caracter feminino.

Entretanto, neste post, o que realmente queria saber é se uma mulher que se veste de forma considerada menos feminina ... é ou não menos feminina do as restantes.

Gostei muito do teu comentário.
Obrigada
Helena

Anónimo disse...

Mas é claro que não!
Entretanto conheço travestis que são adoravelmente femininos! Conheço mulheres que são adoravelmente masculinas...e a lista não acabaria nunca!
Espero que um dia sejamos todos anjos e demónios -sem querer imitar o outro- e que possamos amar sem sexo, (glup!), quer dizer, sem rótulos!

el_olive disse...

ok, passei por cá e não resisti a dar a minha humilde opinião :)comentando de baixo para cima, so porque hoje tou assim... boxers sao sexys todos os dias ;) hello?!?! eu por mim confesso que pra mim fio dental sucks por exemplo...:) mas enfim isto para provar que cada qual tem a sua visao do que é ou nao sensual, eu nao acho que ser feminino signifique que tenhas de usar uma mini-saia tipo cinto e quiçá ate umas meias de rede ( sim eu sei o retrato é assustador ) bem pelo contrario tudo o realmente importa é o que transmites sobre o que és e como te encaras e encaras o que te rodeia.

beijo

Anónimo disse...

Uso saia e saltinho alto...se isso me faz mais feminina...não sei, não creio, de facto não creio...parece-me que o ser-se feminina(o) ou masculina(o) é algo muito mais profundo...conheci mulheres de saias e que eram intrinsecamente masculinas...mas o que gostaria mesmo é que deixassem os rótulos nos armários por um dia, só por um dia...porque se há quem critique os boxers da Avalon...há também quem critique as minhas mini saias e os meus saltinhos e tenha vergonha de sair comigo à rua por andar assim vestida...

Anónimo disse...

O ser feminino está no nosso interior...mais uma vez as pessoas olham só para "casca" e não para o interior!

O que é ser feminino...é ser agradavel...ser sensivel...ser amoroso...o que é??
Porque se for só isso um dos meus melhores amigos tem tudo isso...e uns boxes!!

Anónimo disse...

Menin@s... haverá alguma coisa mais sexy e feminina do que uma mulher de boxers ( só de boxers, claro!) ;)
É dificil viver com esta coisa dos tipos e dos rótulos. Ser feminina , para mim, é ser mulher:alta, baixa, magra, gordinha, com mamas grandes ou pequenas...Todas são femininas, para mim. Agora outra coisa é o comportamento que a sociedade espera das mulheres. Espera-se que sejam "femininas"...leia-se submissas, discretas, frágeis, apagadas e dispostas a satisfazer oa caprichos do sexo oposto ( e já agora da prole, sobretudo se esta for do sexo masculino).É a minha opinião pessoal, agora a da sociedade, tod@s sabemos que é mais simples e redutora: se uma mulher se maquilha,usa cabelo comprido ou muito arranjado, veste saias (curtas de preferência), usa adornos e acessórios e sapatos de salto, é feminina. Se gosta mais de calças, botas, cabelo curto e natural e não usa pinturas nem adornoa, então é pouco feminina. Como sempre o que está em causa é o parecer e não o ser, caso contrário nada desta conversa faria sentido.
Beijinhos

Anónimo disse...

Creio que a Sara tocou no ponto essencial - a fragilidade.
A ideia de feminilidade está (ainda) associada a fragilidade. A não conseguir correr porque os sapatos são... instáveis, a usar malas em vez de mochilas, para que um dos braços esteja parcialmente ocupado com isso, etc.
A roupa confortável transmite uma sensação de autonomia que não cabe neste conceito de fragilidade. Mas falando de coisas mais interessantes, reitero mais uma vez o que já foi dito: mulher de boxers? YES, PLEASE!

Anónimo disse...

ser feminina é preocupares-te é seres carinhosa, emoxionares-te c algo ke mais ninguém reparou, é saberes-me beijar e tocar onde mais ninguém beijou ou tocou... é reparares qd estou triste e dares-me um miminho... Ixto é ser-se intrinsecamente feminina pa mim. Agora o resto num interexa mxm nada. Bjinhus pa todas e sejam felizes xim?

Anónimo disse...

humm pois.. as pessoas ainda estao tao presas a definições e lugares comuns que têm de catalogar tudo..o universo é infinito ha lugar para a originalidade de cada um.
Quanto a feminilidade existem tantos tipos quanto mulheres.
Ha que lentamente deixar de lado todos os lugares comuns e tentar viver de uma forma positiva de amor por nos mesmos.

Anónimo disse...

eu tenho boxers (justos e largos) comprados na secção feminina de roupa interior, estão guardados na mesma cómoda em que guardo o fio dental e as ligas. isto define-me?

eu não ligo ao sexo (f/m) e muito menos ao género (conceito social construido e mutável correspondente aos papeis de género -> uma seca !!) mas também não posso negar que ser mulher é simplesmente um conceito criado, seguido pela norma (maioria) que logicamente não cobre todos "os tipos" de mulher.

ps: eu gosto muito de m&m's, isso faz de mim...uma mulher pouco feminina? ;)

ass: paprika.